Image
0
14/12/2018

Oxea aborda solventes e sustentabilidade

A ABFLEXO/FTA-Brasil anuncia que a Oxea será Patrocinadora Platinum da Conferência Intercontinental de Flexografia 2019 (CIF). O evento ocorre nos dias 4 e 5 de setembro, na cidade de São Paulo, e será a oportunidade para o convertedor brasileiro adquirir conteúdo de alta qualidade sobre toda a cadeia de produção flexográfica, como é o caso dos solventes propílicos da Oxea.

De acordo com Rodrigo Valente, gerente de vendas Oxea na região do Mercosul, a Conferência teve grande papel na história da empresa no país: “A CIF foi muito importante para o crescimento e consolidação das soluções para flexografia da Oxea no Brasil. Nossa primeira participação, em 2015, foi fundamental, pois estávamos chegando no país e não tínhamos uma penetração de mercado. O produto era de certa forma conhecido, mas o mercado não tinha testado os propílicos de forma tão consistente”.

Na CIF, tanto em 2015 como em 2017, a Oxea esteve em contato direto com os principais players em flexografia. “Conseguimos reunir muitos leads, os quais fizeram os testes. Muitos deles passaram a adquirir nossos produtos e tornaram-se clientes. O evento serviu para podermos informar sobre os benefícios do propanol e do acetato de propila para a flexografia”.

Brasil como exemplo global

A Oxea nos últimos anos obteve um expressivo avanço com suas soluções em empresas brasileiras de flexografia. São diversos canais de distribuição que, de acordo com o executivo da Oxea, foram um fator chave para que o propílico pudesse alcançar o status atual.

“Os distribuidores vão a campo e fazem os testes. Hoje, conhecemos o mercado e estamos com nossos canais de distribuição bem estruturados”. A empresa tem ainda parceiros locais para melhor desenvolvimento do acetato de propila, um produto importante para o mercado. “Isto traz logística mais eficiente e custo mais competitivo. Nossos clientes já estão sentindo os resultados e aumentando o uso de propila, não só em flexo como também em rotogravura”.

O Brasil, aliás, é um exemplo a nível global para a Oxea, como conta Lucia Paniagua, líder global na área de desenvolvimento de propílicos. “Usamos o Brasil como exemplo para o mundo todo. O convertedor nos dá oportunidade de apresentar o melhor uso do produto e de todas as vantagens. Antes, o fabricante de tinta era a voz sempre ouvida, especialmente em regiões como Europa. Já aqui, percebemos que nós, fabricantes de solventes, somos ouvidos pelos convertedores. Eles estão abertos a conhecer a participação do solvente na indústria de flexografia, da qual fazem parte”.

Desta forma, explica Paniagua, o país vem explorando cada vez mais o comportamento destes novos solventes que a Oxea oferece. Isto ajuda na formulação e desenvolvimento das soluções em uma grande fábrica da companhia no Texas (Estados Unidos), que agora está com sua capacidade aumentada. Rodrigo comenta o diferencial dos propílicos: “Temos a vantagem através do propílico de uma taxa de evaporação mais lenta, com menor emissão de voláteis na atmosfera, algo fundamental para o meio ambiente”. O propílico também ajuda na operação geral, conta Lucia. “Há uma redução no tempo de preparação e redução do número de paradas, assim como menor uso de energia. É a busca da impressão sem desperdícios”.

Sobre o mercado, a Oxea enxerga uma tendência positiva na indústria de embalagens por estar diretamente relacionada aos consumos básicos. “Isto deve continuar no próximo ano e a Oxea visa aumentar a base de clientes. A CIF é a prova de que estamos continuamente investindo no mercado brasileiro”, finaliza Rodrigo Valente.

A CIF

Considerada o maior e mais respeitado evento de alta tecnologia flexográfica e conversão digital da América Latina, a Conferência Intercontinental de Flexografia chega à sua sexta edição no ano de 2019, quando trará mais de 15 palestras com especialistas nacionais e internacionais, além de uma área de exposição com apresentação de diversas soluções ao profissional do segmento.

O espaço para exposição será o Lounge ConverExpo, um grande destaque da conferência. Com o Lounge, as empresas vão apresentar produtos e serviços diretamente ao público, podendo interagir nos intervalos das palestras, ampliando sua rede de relacionamento comercial e realizando novos contatos.

Quero Expor

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato:


Júlio Cezário
+55 11 99964-7899