Image
0
16/08/2021

DuPont reflete sobre Indústria 5.0 na CIF 2021

A DuPont é uma companhia global líder na indústria de flexografia e está constantemente levando novas soluções de qualidade para as convertedoras do Brasil e do mundo. A empresa tem uma forte presença no país e, além dos produtos de alto nível, apoia as mais importantes ações voltadas para a evolução do mercado.

Na Conferência Intercontinental de Flexografia 2021, a DuPont será Patrocinadora Platinum e terá uma palestra especial com o tópico “Indústria 5.0 - Fato ou Ficção Científica?”, com a dupla Bernardo Tiburcio, Líder Global de Inovação Digital da DuPont, e Shyamal Desai, Gerente Técnico de Marketing nas Américas da DuPont.

Bernardo Tiburcio relata os principais pontos que serão abordados na palestra: 

  • Como tecnologias emergentes como Machine Learning (aprendizado de máquina), inteligência artificial, análise avançada e realidade mista estão sendo aplicadas para resolver problemas reais de negócios e enfrentar novas oportunidades.
  • Qual valor se pode esperar da inovação digital em nossa indústria e como nossos clientes podem se beneficiar desses avanços tecnológicos

O especialista da DuPont destaca como a companhia busca se adaptar aos conceitos de automação e indústria conectada: “A DuPont embarcou em um programa de Transformação Digital há cerca de 3 anos e, embora estejamos no início de nossa jornada, fizemos melhorias significativas. Nossa equipe de Inovação Digital fez parceria com os Centros de Excelência Operacional, nossas equipes de Melhoria Contínua no negócio para combinar Princípios de Lean com Automação Digital e conceitos de Indústria Conectada para gerar valor e fazer melhorias consideráveis em Rendimento, Qualidade e Eficiência Operacional”.

DuPont e novas tecnologias

Tatiana Abib, líder de Comunicação Américas de DuPont Cyrel Solutions, destaca a importância da CIF para a DuPont e também ao mercado de flexografia: “Por ser o maior encontro dos profissionais da flexografia e da conversão digital na América Latina, a CIF garante networking de qualidade e conteúdo relevante para a atualização dos participantes. Para uma empresa que oferece tecnologia de ponta como a DuPont, esta participação é parte de seu compromisso de conhecer profundamente os diversos mercados em que atua, bem como detectar suas necessidades. Procuramos estar próximos de todos os elos da cadeia da flexografia para poder oferecer as melhores soluções”.

A DuPont acredita que, pela própria situação atual, o evento terá uma relevância maior e, certamente, trará à tona discussões que permitirão levar a flexografia a um patamar diferenciado. “Além do que, com o aumento da competitividade das marcas no PDV e demais canais digitais (e-commerce), os fabricantes de bens de consumo, convertedores e agências de design devem buscar elementos que diferenciem seus produtos e marcas. E a inovação, desde a impressão da embalagem, é um destes poderosos recursos. Então esperamos que a CIF traga justamente isso: inovação para atender às demandas atuais dos setores de flexografia e conversão digital”.

A DuPont Electronics & Industrial, plataforma da qual faz parte DuPont™Cyrel® Solutions, é um fornecedor global de novas tecnologias e materiais de performance que serve às indústrias de semicondutores, circuitos, display, impressão digital e flexográfica, saúde, aeroespacial, industrial e transporte. A partir de avançados centros de tecnologia em todo o mundo, os times de talentosos cientistas pesquisadores e experts em aplicações trabalham próximos aos clientes, oferecendo soluções, produtos e serviço técnico que garantam a próxima geração em tecnologia.

“Procuramos trazer para o mercado brasileiro todas as inovações oferecidas globalmente. Recentemente, na drupa virtual no início do ano, anunciamos a família de chapas Cyrel® EASY R e o processador térmico DuPont™ Cyrel® FAST 3000 TD”.

A família Cyrel® EASY R tem novas formulações que mantêm os benefícios das chapas fotopoliméricas de ponto plano Cyrel® EASY, com novos atributos que ajudam a melhorar o manuseio da chapa e seu desempenho na impressão, especialmente em aplicações de embalagens flexíveis e rótulos e etiquetas. Esta família é composta por chapas fotopoliméricas adequadas a processos térmicos e com solvente e vêm com uma superfície que garante o melhor desempenho em diversas condições de impressão.

A chapa Cyrel® EASY R oferece melhor robustez do ponto para alta resolução, melhor consistência em longos processos de impressão e excelente transferência de tinta com uma qualidade de impressão fantástica em diversos substratos.

O novo equipamento Cyrel® FAST 3000 TD traz todos os benefícios da última geração de processadora Cyrel® FAST 2000 TD para tamanhos de chapas maiores (1,320 x 2,030 mm). A tecnologia térmica FAST permite o processamento da chapa flexográfica sem solvente e oferece produtividade e performance superiores, enquanto ajuda a reduzir os custos e o tempo do processamento e os impactos ambientais quando comparado com os métodos à base de solventes.

Ao eliminar o uso de solventes – inclusive água – no processamento da chapa, o sistema térmico produz chapas que não necessitam de tempo de secagem e podem ser preparadas rapidamente. Com a mesma eficiência dos outros sistemas Cyrel® FAST, o 3000 TD oferece aos clientes de embalagens flexíveis e outros usuários com trabalhos de grandes formatos e alta produtividade, uma solução em gravação de chapa que ajuda a reduzir o downtime, o consumo de energia e a pegada ambiental.

No ano passado, a DuPont introduziu também as chapas ALC ao mercado de corrugado, devido ao sucesso de sua versão digital DLC, que se destaca por ser uma chapa macia. Este diferencial é possível graças à sua formulação a partir de um polímero especialmente desenvolvido para o mercado de corrugados e que garante um desempenho superior com tintas à base de água, inclusive em chapas de corrugados recicladas e mais finas (liner).

DuPont e o mercado flexo

O mercado brasileiro dentro da América Latina segue sendo um dos principais focos da companhia na região e a América Latina em si é vista como uma região de potencial crescimento dentro da flexografia, reforça Tatiana Abib. “Ainda há espaço para conversões de Rotogravura para Flexografia bem como a expansão do consumo de embalagens per capita inclusive impulsionado pela pandemia.

Por ser uma região estratégica, contamos com um dos quatro centros de inovação globais focado para flexografia, onde trazemos clientes de diferentes países da América Latina para fazer a demonstração das últimas tecnologias ou desenvolver novas aplicações baseadas nas necessidades dos clientes”.

Dentro da discussão central da CIF 2021, que será a Indústria 5.0, a especialista da DuPont destaca a importância do tema: “A Indústria 5.0 trará diversos impactos para toda a cadeia produtiva de embalagens, e por consequência, convertedores, clicherias e toda a cadeia de suprimentos terão de adequar alguns de seus processos para conseguirem acompanhar o elevado nível de tecnologia, automação e inteligência artificial que será empregado na fabricação de bens de consumo e de insumos. A flexografia, sendo o maior processo de impressão do mundo, certamente terá muitas oportunidades de aumentar sua produtividade e a qualidade que entrega. A escolha do tema por parte da ABFLEXO trará uma importante “provocação” no bom sentido, aos empresários brasileiros e todo o público que assistirá ao evento. Em que estágio de preparação queremos estar quando as oportunidades provenientes da Indústria 5.0 começarem a chegar aqui? O que precisamos fazer para estarmos prontos?”, finaliza Tatiana Abib.

Quero Expor

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato:


Júlio Cezário
+55 11 99964-7899