O RFID vem revolucionando a indústria por sua altíssima tecnologia. Com uma "tag RFID", você pode fazer o rastreamento perfeito de um produto, sendo essencial para controle de inventário, transporte e até para as lojas inteligentes. E como esse novo conceito está entrando na nossa indústria?
Na CIF 2021, convidamos Sandro Cardoch, representante da Smag Graphique e um grande especialista e consultor em RFID, que vai falar exatamente sobre como o RFID avançou e estará em todas as empresas num futuro bem próximo. Confira uma entrevista especial com o palestrante:
O quanto o RFID cresceu nos últimos anos? Houve um aumento na demanda por parte dos donos de marca?
Esta é uma resposta com duas partes:
1 - Crescimento: uma demanda exponencial na tecnologia RFID tem sido vista em múltiplos mercados, começando dos mais comuns sendo varejo e logística, até rótulos e embalagens flexíveis conforme os donos de marca procuram aumentar a visibilidade de sua cadeia de suprimentos com soluções de rastreamento e acompanhamento.
De acordo com um recente estudo de mercado pela Technavio, o mercado global de RFID está projetado para crescer para 15,84 bilhões de dólares até o final de 2021, em uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de aproximadamente 9% no período previsto.
2 - Além dos setores regulamentados, como o farmacêutico, que devem cumprir medidas específicas para substâncias controladas em que o RFID será usado em conjunto com a serialização de produtos existentes, como código de barras para fortalecer sua identidade digital, múltiplos donos de marca estão começando a ver os benefícios de usar a tecnologia RFID em visibilidade do produto e aplicações de marketing através do reconhecimento do produto.
A tecnologia RFID está pronta para ser aplicada em larga escala na indústria de embalagem e rótulo?
A cada dia a tecnologia RFID vem se tornando mais acessível, econômica e simples de se aplicar. O que costumava ser um processo muito complexo e caro, exigindo um investimento significativo tanto em maquinário para aplicar o RFID em rótulos e embalagens, personalização de software e também em desenvolvimento de tecnologia para implementação, hoje podemos inserir e programar tags RFID em etiquetas já prontas para a embalagem do produto, e há uma grande oferta de pacotes de software e soluções de integração adequada e utilizáveis em vários setores.
O RFID oferece uma infinidade de possibilidades e avanços devido à sua tecnologia. Quais seriam as principais vantagens para o dono de marca que agora possui RFID em seus produtos?
De fato há uma infinidade de possibilidades permitidas pelo uso da tecnologia RFID em rótulos e embalagens flexíveis. Para citar algumas, autenticidade do produto (que também traz reconhecimento), combate à falsificação, segurança, rastreamento e acompanhamento da solução que permite total visibilidade do produto em todo o processo da cadeia de abastecimento. Isso permite uma compreensão mais rápida do posicionamento do produto, inventário e seu giro, minimizando o desperdício e as perdas por conta dos produtos vencidos.
Com a expansão do mundo digital para a produção industrial, temos agora a habilidade de conectar produtos totalmente rastreáveis ao criar identidades digitais para seus produtos. Esta identificação digital pode ser realizada com a introdução da tecnologia RFID em rótulos e etiquetas, criando produtos inteligentes e identificados de forma única, os quais podem ser personalizados, com uma identificação digital exclusiva que pode ser compartilhada involuntariamente, permitindo por padrão uma comunicação automática e contínua interação entre consumidores, donos de marca e produção industrial.
Pensando nos convertedores, quais os passos a companhia precisa tomar para começar a oferecer RFID nas embalagens e rótulos que produzem?
Múltiplos convertedores já estão sendo solicitados pelos donos de marca a começar a adicionar tecnologia RFID aos rótulos e embalagens que produzem, à medida que a identificação digital de produtos torna-se mais relevante. Passos fáceis podem ser tomados pelos convertedores para ver isso como um complemento à oferta de seus produtos e soluções, em vez de vê-lo como uma transformação.
O entendimento dos benefícios da tecnologia e como integrá-la permitirá aos convertedores promover esta solução entre seus clientes que ainda não experimentaram a transformação digital. Um passo simples seria avaliar que tipo de processo complementar é necessário em sua linha de produção de etiqueta existente para integrar as tags RFID em suas etiquetas já acabadas.
Isto pode ser visto simplesmente como outro passo em seus processos de conversão e acabamento de rótulos. Às vezes, uma simples máquina de inserção e controle adicionada ao seu atual processo de inspeção ou acabamento é tudo que você precisa. Meu conselho, fale com especialistas. Empresas como a Smag Graphique, que há décadas está desenvolvendo soluções de conversão de acabamento de rótulos e etiquetas, têm a experiência e o conhecimento necessários para oferecer soluções adequadas, flexíveis e complementares.