Image
0
04/08/2021

Novo mundo da Indústria 5.0 será tratado na CIF 2021

A CIF 2021 terá como tema “A Indústria 5.0 na flexografia e conversão digital: homem e máquina trabalhando juntos!”. A ideia é mostrar como a Indústria 5.0 está chegando com a “Sociedade Super Inteligente” e como todo empresário precisa estar preparando para entender esses novos rumos.

Para tratar do tópico, a ABFLEXO convidou o professor Juliano Heinzelmann Reinert, um dos grandes especialistas do tema. Ele é autor do livro “Brasil: podemos evoluir da Indústria 4.0 para a Indústria e Sociedade 5.0?” (Que você pode baixar gratuitamente aqui) e vai falar do impacto na indústria de embalagens e rótulos.

Confira uma entrevista e prepare-se para este conteúdo incrível!

- O que é a Sociedade 5.0?

Juliano: A Sociedade 5.0 ou “Sociedade Super Inteligente” é uma evolução das cidades inteligentes que utilizam várias tecnologias para facilitar a vida das pessoas. Já usamos tecnologias de uma sociedade inteligente, mesmo que discretamente, como Google Maps, Waze.

Na Sociedade 5.0 avançaremos para aumentar a qualidade de vida das pessoas. Os sistemas e tecnologias podem conviver de forma colaborativa e harmoniosa para resolver problemas sociais e globais como: alimentação, desastres naturais, aspectos de segurança, mudanças climáticas, energia elétrica escassa, envelhecimento da população, comunidade rurais empobrecidas e cumprimento da agenda 2030 para sustentabilidade e desenvolvimento.

São exemplos de uma sociedade superinteligente: redução de emissões de CO2, carros e sistemas autônomos, drones para transporte, detecção de doenças precoces por meio de sensores vitais, agricultura inteligente, produção de energia elétrica na própria residência e compartilhamento da produção excedente.

A sociedade superinteligente é centrada no humano, integrada e inclusiva, para crescimento e bem-estar de todos. Embora tenha sido lançado pelo Japão, é um modelo compatível para qualquer sociedade que queira evoluir de forma sustentável.

- E a Indústria 5.0, como podemos resumir o conceito?

Juliano: Em países mais avançados está em planejamento e aplicação da Indústria 5.0, muito alinhada à Sociedade 5.0 e que teve uma grande aceleração durante a pandemia porque o mais importante não é somente uma indústria eficiente, mas uma sociedade superinteligente, ou seja, um crescimento sustentável.

A base de funcionamento da indústria 5.0 segue um processo cyber-físico: aquisição de dados por dispositivos, acúmulo de dados por BIG DATA e processamento por inteligência artificial. Ao invés de apenas consultar a nuvem para obter dados e informações, a nuvem tem a capacidade de organizar e processar dados para tornar inteligência e assim ajudar em todo o processo, inclusive em decisões autônomas.

O ser humano não tem a capacidade de processar milhões de dados por segundo e gerar inteligência com base nesta quantidade de dados, então os computadores ajudam neste desafio.

A entrega de produtos ocorre em um ciclo bem menor e mais conectado com o cliente, a tecnologia se transforma no negócio principal, sendo que o futuro da manufatura é a Cocriarão (criar junto, colaboração, networking).

É necessário ter uma mentalidade exponencial, aberta para novas tecnologias e inovações e o estilo de liderança é essencial para ocorrer as mudanças. Na geração 5.0 precisamos cada vez mais de pessoas visionárias para seguir adiante, estas pessoas acreditam que a inovação tecnológica pode gerar valor com mais eficiência e praticidade.

Boas parcerias são importantes para completar o que você não faz e é necessário focar nesta criação de valor, pessoas com novas habilidades estão focadas no Digital e que gostam de criar e inovar, portanto hoje em dia é muito importante buscar novos modelos de negócio porque as mudanças ocorrem em uma velocidade muito maior.

- O empresário brasileiro, especialmente a indústria brasileira, está pronto para a Indústria 5.0?

Juliano: Isso depende do grau de inovação e capacidade que temos aqui no Brasil. Somos conhecidos lá fora do Brasil pela flexibilidade e criatividade, mas temos alguns pontos que muitas vezes são barreiras para o avanço econômico como: alta taxa de juros para investimentos de médio prazo, burocracia, mudanças constantes no cenário econômico, alta tributação entre outros.

Todos os benefícios da indústria 5.0 são ações de pioneirismo e inovação, e sempre quem sai na frente tem a vantagem competitiva. Acredito que o empresário deve procurar saber quais são estas vantagens competitivas da indústria 5.0 e avaliar se está de acordo com o seu planejamento estratégico e sua capacidade de inovação.

Para a indústria brasileira é recomendado saber mais sobre a planta industrial atual, ou seja, mais detalhes da capacidade produtiva porque não é possível avançar e ter um ótimo resultado sem saber primeiramente a realidade. O diagnóstico de cada célula de produção é importante para verificar qual é a eficiência industrial e qual a geração que se encontra no estado atual (de 1.0 a 5.0), para após isto planejar uma melhoria.

Para finalizar, estamos atrasados no Brasil aproximadamente 7 anos na implementação da indústria 4.0, qualquer ação hoje em dia para implantar a indústria 4.0 não pode ignorar geração “5.0” que foi lançada a nível mundial este ano (2021) na Hannover Messe. É muito importante que o empresário realize uma análise antes de implementar a indústria 4.0 e 5.0.

- Mais do que grandes conceitos e itens tecnológicos, o que precisa mudar na mentalidade do empresário para que ele se adapte a esses conceitos?

Juliano: Uma outra importante ação é em relação ao “mindset”, é necessário a mudança de mentalidade para uma mais evoluída, chamamos de “Symbiotic mindset” que é uma mentalidade simbiótica, ou seja, as tecnologias trabalhando em conjunto com o ser humano para produzir muito mais eficiência e resultados.

As tecnologias nem sempre são bem-vistas no ambiente de trabalho, este próximo nível de mentalidade simbiótica prevê que o ser humano tem uma relação harmoniosa com a tecnologia, sabe que a entrega é mais eficiente e não há nenhuma possibilidade em voltar a trabalhar por meios mais tradicionais e ineficientes.

A principal questão não é saber se a máquina é mais precisa e rápida do que os humanos, mas se os humanos assistidos por máquinas são mais precisos e rápidos do que os humanos sozinhos.

Em resumo, deixaremos para as máquinas e sistemas o fator precisão e rapidez e para nós humanos a flexibilidade, relacionamento interpessoal, co-criação, criatividade e o conjunto da obra.

Recomendo que o empresário conheça os benefícios de utilizar mais tecnologia e inovações, que saiba realmente o valor que isso gera, inclusive para ou seus clientes.

- A Indústria 5.0 está avançando dentro do processo produtivo das convertedoras de embalagens e rótulos?

Juliano: A indústria vai evoluir para a geração 5.0 em breve, vamos ver várias inovações também na indústria de embalagens e rótulos. Lembro que as características da indústria 5.0 já foram definidas:

- Entrega de produtos em ciclo menor, desde a etapa de criação até chegar ao cliente;

- Possibilidade de maior conexão com o cliente, para saber da evolução do produto;

- Embalagens e rótulos com interação AR e VR (realidade aumentada e virtual);

- Possibilidade de cocriação (criar junto, colaboração);

- Preparação da máquina sem delay, rápida adaptação as mudanças;

- Se necessário, equipes de desenvolvimento em várias partes do mundo;

- Possibilidade de etiqueta inteligente para interação e rastreamento.

As inovações podem ser entregues em uma escala muito maior, se for realizado um bom levantamento de necessidade e transformação de requisito de especificação técnica alinhada à indústria 5.0.

É importante decidir se prefere utilizar a indústria inteligente como uma inovação ou como um processo mais eficiente ou para acompanhar a competitividade, isso só depende do seu grau de inovação e uso de tecnologia.

Quero Expor

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato:


Júlio Cezário
+55 11 99964-7899