Image
0
06/04/2023

Grafikontrol avança na inspeção das embalagens e rótulos na CIF 2023

A Grafikontrol é mais uma das mega empresas de flexografia do exterior que estarão no Brasil com exclusividade na CIF para demonstrar conceitos especiais nos dias 15 e 16 de junho. A companhia italiana é especialista em diversas áreas, especialmente na parte de inspeção de embalagens e rótulos, focando na economia máxima de recursos.

Conversamos na Itália com Andrea Toschi, gerente da Grafikontrol, que falou sobre o trabalho da companhia em levar melhores soluções ao mercado e como a inspeção avançou. A segunda parte da entrevista está em nosso material sobre a viagem do time da ABFLEXO para a Europa:

Para a Grafikontrol, qual a importância de encontros técnicos para Conversores como a CIF?

“A importância começa com nossa capacidade de compartilhar com clientes e impressores nossa tecnologia – o que pode ser feito para melhorar o desempenho de suas máquinas. É um momento em que nós, como fabricantes de sistemas, podemos saber quais são os reais problemas, as maiores solicitações do convertedor, para podermos desenvolver ainda mais nossos sistemas. O encontro, então, tem um duplo objetivo, onde podemos informar o que há de novo, o que desenvolvemos para ajudá-los a melhorar, mas podemos aprender com eles o que precisa ser feito.”

O tema da Conferência é “Impressão em tempos de mudança – Melhore hoje para liderar amanhã” Como as soluções da Grafikontrol podem ajudar o convertedor nesta missão?

“Um de nossos principais negócios é produzir sistemas de inspeção de qualidade, e o que a Grafikontrol agora propõe ao mercado é não apenas ficar por dentro do controle de qualidade da máquina, mas conectá-la à rede da empresa. Da impressão, as informações sobre os defeitos podem ir ao slitter, por exemplo. Para nós, o mais importante é fornecer soluções fáceis de usar para fornecer um produto melhor ao cliente final. Isso é o que pensamos ser o futuro e o que estamos desenvolvendo para acompanhá-lo. Uma coisa única que desenvolvemos a esses sistemas chama-se EasyTracker e permite, com alta eficiência, encontrar as posições exatas no cortador para remover defeitos, sem erros, nem um único metro perdido. Economiza tempo do impressor, que não precisa perder tempo procurando o defeito, e é vantajoso ao dono da marca, que recebe um ótimo material.”

Como o convertedor ao redor do mundo vê a importância da inspeção e detecção de falhas?

“Posso dizer, pela minha experiência pessoal, que nos 15, 20 anos que a Grafikontrol está no ramo de sistemas de inspeção, que antigamente a gente via, digamos, 20% com sistemas de inspeção, como uma câmera de visualização. Hoje, praticamente todas as impressoras novas são entregues com algum nível de inspeção, e muitas máquinas antigas estão sendo adaptadas com esse tipo de tecnologia. Então, diria que mundialmente a qualidade tem sido uma das principais metas a serem alcançadas.”


É possível mensurar quanto um convertedor pode economizar com a redução de desperdícios ao implementar uma solução de inspeção?

“Com certeza há um nível de redução de desperdício, pois você tem um sistema especial já alinhado com a impressora para ajudar o operador a ver qualquer defeito, ou seja, ele é imediatamente avisado que está produzindo “lixo”, então pode corrigi-lo e seguir em frente. Uma segunda vantagem é que, com a inspeção, são necessárias menos reimpressões do trabalho, pois não há desperdício de material que não pode ir ao cliente, mas também não pode ser usado. Reduz a quantidade de reclamações do dono da marca em geral, já que você está entregando um produto melhor.”

 

Quero Expor

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato:


Júlio Cezário
+55 11 99964-7899