Image
0
14/04/2023

Retículas inovadoras serão mostradas pela Alpha Clicheria

A Conferência Intercontinental de Flexografia 2023 terá a presença da Alpha Clicheria, uma empresa sempre focada em divulgar seus desenvolvimentos e descobertas para os profissionais do setor de flexografia. A Patrocinadora Silver estará com sua parceira Hamillroad, que desenvolve a retícula digital Bellissima.

Adriano Godoi, Gerente Comercial da Alpha Clicheria destaca a evolução do compartilhamento de conteúdo educacional na indústria de flexografia: "O setor de embalagens possui como característica um viés muito técnico. Os sistemas, tecnologias e equipamentos são investimentos de alto valor agregado e os profissionais são extremamente criteriosos e exigentes no desenvolvimento de seus produtos".

"Dessa forma, num passado não muito distante, essa demanda técnica para o setor flexográfico era suprimida de literatura e a maioria dos profissionais obtinham conhecimento no dia a dia com os demais colaboradores nas empresas e também os fornecedores da cadeia de insumos traziam muitas informações vindas de fora do país, onde a flexografia estava mais desenvolvida, desta forma era como se tinha acesso ao conhecimento de flexografia no país até então".

Adriano considera que hoje em dia isso mudou, pois temos acesso a vários meios de informações, cursos, livros, internet, fóruns, e grandes associações que colaboram para melhorar a performance do setor. "Um evento de grande porte como a CIF, que envolve especificamente o setor flexográfico, possui uma grande amplitude frente aos convertedores, fornecedores e donos de marca, pois movimenta toda a cadeia produtiva, com informações muito relevantes de palestrantes nacionais e internacionais que trazem o know-how que está sendo aplicado no mercado mundial atualmente; acreditamos que este seja o maior benefício, a informação sendo compartilhada com todo setor de forma rápida e buscando sempre a melhoria contínua do processo", completa o executivo.

Revolução na flexografia

Nos últimos 10 anos o setor de flexografia vive uma revolução no que tange a novos sistemas e tecnologias que foram desenvolvidas para melhorar a qualidade da impressão flexo. Como todo desenvolvimento é muito técnico, o mercado busca constantemente melhorias em diversas áreas, desde equipamentos até os insumos que são elaborados com foco na melhoria da qualidade e do resultado financeiro da produção de embalagens.

A Alpha Clicheria, diz Adriano Godoi, "ajuda o convertedor ao dispor das mais atuais tecnologias que podem ser aplicadas a cada necessidade, a cada porte de convertedor de embalagens. Imagine o convertedor realizar um setup de máquina em 40 minutos, quando em média o mercado conseguia realizar em 2 horas. Isso é possível com a aplicação das tecnologias da Clicheria, aliadas aos ajustes dos equipamentos do convertedor. Isso é retorno financeiro direto ao cliente, frente ao investimento".

Pensando em qualidade de impressão, a Alpha está caminhando a passos largos para que as embalagens apresentem uma qualidade visual de 137LPC (linhas por centímetro), em substituição ao que era comum há pouco tempo, quando tínhamos somente a possibilidade de se chegar a 60LPC. "A diferença é muito grande. Em suma, atualmente os convertedores têm a disposição uma gama de tecnologias que podem melhorar sua qualidade de impressão e/ou até reduzir seus custos de produção", relatou o executivo.

Bellissima

A Alpha Clicheria está em parceria com a Hamillroad, que produz retículas diferenciadas. Godoi conta mais sobre a solução: "Bellissima (italiano para o mais belo) DMS é uma retícula digital modulada por frequência para flexografia, da inglesa Hamillroad Software e apresentada pela Alpha Clicheria ao mercado brasileiro. Rivalizando com a qualidade da impressão tipicamente associada ao offset e rotogravura, a retícula Bellissima DMS está desafiando o futuro para embalagens flexíveis e rótulos".

Adriano Godoi finaliza: "A retícula Bellissima DMS utiliza tecnologia inovadora que combina as melhores características das retículas AM, FM e CS, evitando suas limitações e problemas. Aumenta consideravelmente a qualidade e a estabilidade do trabalho de flexografia. Ao utilizar a retícula, a impressão terá uma qualidade de imagem inigualável, com aparência visual equivalente a 137 LPC, com resolução de uma impressão digital, sendo fácil de imprimir e controlar na impressora, pois caso haja um desvio de registro não causará impacto na produção".

Quero Expor

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato:


Júlio Cezário
+55 11 99964-7899